Pesquisar Nesta Página

Caso a página tenha postagens muito grandes, difíceis de serem pesquisadas manualmente, utilize a caixinha abaixo para pesquisar nesta página por nomes de pessoas, datas (dd/mm/aaaa), ou quaisquer outro critérios de busca.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mapas e Plantas da Cidade

Desde muitos e muitos anos atrás eu me descobri apaixonado por mapas.
Essa paixão remonta a tempos antigos nos tempos do antigo Colégio Estadual Professora Marta Gomes, em que eu estudava na finada Escola Estadual Levy Gonçalves de Oliveira... Bons tempos aqueles? Eu não sinto saudades.
Mas o que importa é que essa paixão foi relembrada no início do ano 2000, quando eu comecei a trabalhar no IBGE e, para a surpresa de todos, eu não apenas sabia interpretar mapas, como também conseguia identificar nossa posição no mapa e estimar quantos metros ou quilômetros deveríamos andar até o ponto escolhido, utilizando a escala.
O que para mim era uma trivialidade, para os meus colegas e os motoristas que nos acompanhavam era algo assombroso.
Hoje em dia, essa minha paixão por mapas reflete-se no WIKIMAPIA, que é um serviço online tipo Google Earth, mas com a vantagem de ser algo no formato Wiki, ou seja, aberto para edição, anotação e visitação de todos.
O próximo passo dessa minha paixão por mapas será a identificação e traçado de todas as ruas, avenidas, estradas e vias do município e, após isso, a listagem de todas elas em ordem alfabética aqui na Pagina.de/Ipora para que as pessoas possam ter a oportunidade de clicar e ver carregar o mapa com a localidade, rua, estrada ou qualquer outro logradouro no centro da tela, sinalizado e identificado com o nome escrito.
No Wikimapia, por enquanto, eu tenho autonomia apenas para identificar terrenos, mas, dentro de pouco tempo, estarei traçando todas as ruas, fazendo um mapa do município de Iporã com todas as marcações e indicações que você sempre precisou.
Aproveito para convocar também a população para dar uma olhada no site e, quem sabe, até começar a editar o mapa também, auxiliando nessa tarefa que vai beneficiar o setor público, o comércio (Entregas de pizza, por exemplo, utilizarão para identificar o endereço dos clientes), escolas e todos os setores da sociedade, inclusive, servindo de fonte confiável e atualizada para a criação de ações estratégicas como mutirões, campanhas e auxílio na prestação de serviços.
Fato, um mapa bem elaborado pode sim fazer tudo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário